Ensino Fundamental I 1º ao 5º anos

Mediado sempre por múltiplas linguagens, o processo de alfabetização em contextos letrados parte das hipóteses das crianças sobre a língua e a linguagem, promovendo de forma lúdica, as experiências de leitura, escrita, oralidade e escuta sensível em coletivos de aprendizagem. Ao longo das séries, avança nas formas de aprimoramento e refinamento dos usos e sentidos da linguagem, a partir de temáticas, gêneros diversos e ferramentas de tecnologia que favorecem a elaboração e difusão do conhecimento.

A conquista gradativa da leitura e da escrita e do domínio das operações matemáticas na entrada do Ensino Fundamental I revela um novo e atraente universo de saberes. O aluno entra em contato com novos conteúdos, por meio de pesquisas, projetos de trabalhos interdisciplinares e estudo do meio.

O projeto educativo toma por base os parâmetros curriculares nacionais, organizados por área de conhecimento. Os conteúdos programáticos são contextualizados para construírem significação e desenvolverem atitudes de pesquisa e investigação, estimulando o prazer da descoberta.

Os conhecimentos são partilhados e reelaborados com os colegas de classe, sob a mediação do professor, resultando assim, em uma construção coletiva de saberes significativos,

Nesta fase, o aluno fortalece sua capacidade de observação e intervenção e percebe-se como sujeito de sua aprendizagem. Atividades específicas, espaços diferenciados e saídas para estudo do meio, possibilitam a ampliação e sistematização de conceitos, de forma autônoma e competente, auxiliando-o na busca de soluções para os desafios do cotidiano

Dessa forma, amplia-se o desenvolvimento dessas competências e habilidades enfatizando a autonomia, a responsabilidade e o comprometimento com o processo de aprendizagem.

Descobre-se na prática que os conteúdos aprendidos não são um fim, mas antes, um caminho que se abre em vários outros, permitindo o acesso direto à ampliação e renovação permanente do conhecimento.

Oferece-se suporte educacional e pedagógico direcionado aos alunos que representam dúvidas em algum conteúdo. Esse acompanhamento continua no Ensino Fundamental II.

Digite o que você procura