Proposta Pedagógica da Educação Infantil

A escolinha de Arte Livre preza pela alta qualidade, reconhecendo as diferenças existentes entre as crianças e, dessa forma, beneficia a todos no que diz respeito ao seu desenvolvimento e a construção de seu conhecimento.

A Arte-Educação, encoraja as crianças pequenas a explorar seu ambiente e se expressarem através da fala, do movimento, da dramatização, do canto, da música, das brincadeiras, da contação de histórias, do desenho, da pintura, da modelagem em argila e das experiências com água e areia. Essas “linguagens” são essenciais para o desenvolvimento das crianças, pois são nesses espaços que moram a vivência e a experiência de ser criança.

Nas sequências das etapas da Educação Infantil, as crianças vão ampliando seu conhecimento de mundo, através do trabalho com “projetos” que visa ajudar as crianças pequenas a extrair um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente, encorajadas a realizar experiências que mereçam sua atenção, geralmente em cooperação com seus colegas.

Esse tipo de trabalho aumenta a autoconfiança das crianças em seus próprios poderes intelectuais e reforça sua disposição para continuarem aprendendo.

A oportunidade para as crianças realizarem, desde pequenas, uma gama de jogos espontâneos e a experiência de expressar e comunicar suas ideias e observações visivelmente durante anos pré-escolares, ajuda a explicar o nível inesperadamente alto de competências, presumindo que, com a aproximação de livros e de outras fontes de informação, no final da educação Infantil, elas estejam imersas na cultura escrita.

Digite o que você procura